Bem-vindo ao nosso site

     Este é o site do "arco-íris", o Clube Europeu do Agrupamento Morgado de Mateus, onde poderá conhecer os nossos projetos e atividades, bem como artigos sobre a temática da Europa e da construção europeia. 

O Clube arco-íris assinalou esta data, para que o holocausto não caia no esquecimento.

 

 
 

Os alunos do Clube Europeu do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, em articulação com o projeto Comenius, assinalaram o Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas com a inauguração do Mural da Liberdade. O mural, agora concluído, foi criado sob o tema “As cores da liberdade” e concebido para celebrar os 40 anos do 25 de Abril e de um Portugal livre, moderno e europeu, solidário, subscritor dos valores europeus. 

Neste projeto participaram professores e alunos oriundos de diferentes escolas europeias, parceiras no projeto Comenius e que se associaram ao evento, criando cada grupo uma pintura alusiva ao tema “ As cores da liberdade”, durante a sua estada em Vila Real, no passado mês de abril, para uma reunião da referida parceria, sob o tema da prevenção e procura de respostas para o problema do insucesso e do abandono escolar. Neste âmbito os docentes da Morgado de Mateus desenvolveram com os alunos um projeto de ligação da escola à comunidade, acreditando que o envolvimento dos alunos em projetos de divulgação e valorização da história recente do nosso país e a organização de atividades que promovem a discussão e a reflexão sobre a importância e o legado social, político e cultural de eventos históricos como foi o 25 de Abril de 1974  contribuirão certamente para a formação de jovens cientes de que são herdeiros de uma história e de uma cultura peculiares que constituem a sua matriz cultural enquanto membros de um povo, mas simultaneamente mais conscientes da sua condição de jovens europeus.

L.C.

40 Anos de Liberdade


    Os alunos do Agrupamento Morgado de Mateus assinalaram os 40 anos do 25 de Abril com uma dramatização que recriava  a Revolução dos Cravos, fazendo-se referência a alguns dos aspetos mais marcantes dos tempos da ditadura, tais como: a guerra colonial, a censura e a PIDE. Esta apresentação, cujo objetivo principal era assinalar a data comemorativa, promovendo e reforçando os valores de abril enquanto valores universais, nomeadamente a Paz e a Liberdade,  teve como público alvo maioritário os alunos do 5º ano, sendo igualmente apresentada para pais e encarregados de educação, muitos deles nascidos após a revolução de 1974.
 
 

 

Apresentação: Dia da Europa

 Hoje, dia 9 de maio, comemora-se o Dia da Europa. Este ano, as comemorações do clube europeu estão subordinadas ao tema «O Contributo de Portugal para a Construção Europeia».

O clube europeu decidiu, assim,  assinalar esta data associando-a a outra comemoração importante para os portugueses, os 40 anos do 25 de abril, que celebrámos há duas semanas atrás.

Mas como hoje é Dia da Europa, começamos por vos apresentar a história da construção europeia.

A História da UE 1                        A história da UE 2                     

   O 25 de abril e o contributo para a construção europeia

                        Portugal e a Europa

 

O 25 de abril foi há 40 anos. O Portugal de hoje é bem diferente do Portugal de há 40 anos atrás. Desde 1974 Portugal mudou muito. Os portugueses também mudaram. Hoje são cidadãos europeus de pleno direito e as decisões que se tomam em Bruxelas ou Estrasburgo afetam todos os portugueses.

 

O país desenvolveu-se, modernizou-se, uniu-se à Europa democrática e tornou-se membro da União Europeia. Portugal tornou-se um Estado democrático  e a transição para a democracia foi um exemplo para a Europa.

 Com a revolução de abril os portugueses reforçaram os valores europeus da democracia, paz, liberdade, igualdade social...

Por isso decidimos associar a comemoração do Dia da Europa, que se assinala hoje, dia 9 de maio,  ao aniversário dos 40 Anos do 25 de Abril. 

 

 

A maioria das pessoas  presentes nesta sala não eram ainda nascidas no dia 25 de abril de 1974, não conheceram o nosso país durante a ditadura e alguns nem conhecem o significado desta palavra. Nós estamos aqui também para vos falar sobre o que foi o 25 de abril.

      Manifestação (dramatização)

Os alunos do Clube Europeu aprenderam certamente muito com este projeto, mas o objetivo deles é partilhar convosco aquilo que aprenderam, transmitir-vos algum desse conhecimento. Vamos ver se realmente aprenderam bem a lição?

Nós temos um jogo para vos propor.                                                   

 

Jogo "Os quês e os porquês"

Apesar do desenvolvimento e modernização que se verificou em Portugal nestes quarenta anos, muitos portugueses continuam a abandonar o país e muitos deles por motivos semelhantes aos que levaram ao surto migratório nas décadas de 60 e 70.

Os emigrantes do século XXI não fogem do país clandestinamente, a salto, como nos anos 70, não atravessam a fronteira a pé, como clandestinos. Hoje vemos que os jovens saem do país à procura de emprego instalar-se em qualquer cidade europeia com a mesma facilidade como noutros tempos iam para Lisboa ou para o Porto.

Quais são as principais diferenças entre o Portugal dos anos 70 e o Portugal europeu? 

            O que nos afasta e/ou nos aproxima da Europa?

O que fazer para diminuir diferenças entre portugueses e europeus,em termos de qualidade de vida?

Eis algumas das questões que servirão de tema de abertura ao nosso debate.

 

 

   O Clube Europeu "arco-íris" desenvolveu o projeto "As cores da Liberdade", em articulação com os alunos das escolas parceiras do projeto Comenius, com o objetivo de celebrarem em conjunto os 40 Anos do 25 de Abril. Aproveitaram para comemorar também o 25 de Abril Italiano, " La Liberazione", em conjunto com os colegas italianos do Liceo Gran Vico, de Sulmona. O resultado foi uma atividade criativa e artística, em que participaram jovens de seis países europeus e de que resultou um conjunto de telas pintadas pelos alunos sobre o tema "As cores da Liberdade".

Clube Europeu celebra Dia da Europa com uma apresentação e debate sobre a temática

 "O Contributo de Portugal para a Construção Europeia"

Os alunos do Clube Europeu "arco-íris" convidaram os pais a vir à escola para participarem numa apresentação sobre a Construção Europeia, durante a qual se falou da História da União Europeia e do contributo de Portugal para a construção Europeia, com enfoque no exemplo de Portugal pela conquista da democracia através de uma transição pacífica com a revolução dos cravos. 

Os pais foram ainda chamados a participar no jogo "Os quês e os porquês" onde testaram os seus conhecimentos sobre a Europa e os confrontaram com os dos mais jovens. Ficaram todos aprovados e alguns receberam o título de "Cidadãos europeus informados".